A Casa da Cultura - Teatro Stephens encontra-se inserida no Centro Tradicional da Marinha Grande núcleo cujo valor reside, em grande parte, no património Stephens, sendo este o mais significativo legado patrimonial do concelho tanto a nível da arquitectura e arqueologia industrial como a nível identitário e de memória coletiva.
O Património Stephens é constituído por um conjunto de edifícios e equipamentos, bens artísticos, arquitetónicos e arqueológicos industriais, móveis e imóveis, que remonta deste 1747/48 à atualidade, pertença do Estado Português desde 1826, e que foi doado à Câmara Municipal da Marinha Grande em 11 de Julho de 1994.
Fazem parte deste conjunto o Palácio Stephens, atual Museu do Vidro e o jardim tardoz, classificados como Imóvel e Jardim de Interesse Público, bem como, a norte, o edifício onde funciona a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande recentemente intervencionada no âmbito da candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional - Parcerias para a Regeneração Urbana; a nascente, os edifícios da frontaria do complexo fabril do século XVIII e o Teatro Stephens, e a poente, o edifício da Biblioteca Municipal. Na envolvente, localiza-se a oeste, o Parque Urbano da Cerca, recentemente requalificado ao abrigo do Programa Polis e a este, o Centro Tradicional da Marinha Grande, alvo de intervenção ao abrigo do PRIME – URBCOM.
Como contrapartida da doação que ocorreu na década de 90 do século passado, o município comprometeu-se a zelar pela manutenção e enobrecimento do património, criando um complexo de natureza cultural, educativa e de lazer, com base na integração dos espaços e edifícios históricos, dotado de elevados padrões de qualidade e com uma dinâmica de polarização e funcionamento, capaz de servir não apenas a população local e as suas tradições históricas, mas também a região, o país e a comunidade internacional. É assim que começa um caminho com quase vinte anos, ao longo do qual foi possível concretizar projetos com recurso a apoios comunitários do FEDER, bem como através de protocolos de financiamento com o Estado.
A requalificação do antigo Teatro Stephens promove uma ocupação e utilização multifuncional (espetáculos, projeção de cinema, ciclos, seminários ou conferências e exposições), permitindo construir de forma sustentada, uma oferta cultural de qualidade na Marinha Grande.
O reconhecimento da importância deste equipamento Casa da Cultura - Teatro Stephens, no contexto cultural e histórico da cidade,fundamentou a sua seleção para a contratualização firmada no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional com a Associação de Municípios do Pinhal Litoral.
Para além dos aspetos técnicos que levaram a uma reorganização dos espaços o projeto de requalificação procurou tanto quanto possível preservar elementos decorativos que fazem parte da memória dos que frequentaram esta sala ao longo de décadas.