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Restauro

Tela da boca de cena

Trata-se de uma pintura a óleo sobre tela de grandes dimensões, executada por NeryCapuchoem1941,paraabocade cena do Teatro Stephens.
O suporte é constituído por faixas de tela cozidas na vertical e pregadas a duas réguas de madeira, suspensa no topo e rematada na parte inferior com barra metálica.

De uma forma geral, a tela encontrava-se em bom estado de conservação, à exceção dos quatro cantos, cujos inferiores se apresentavam em pior estado. Apresentava vários “vícios” e ondulações verticais, principalmente junto às margens laterais, bem como pequenos rasgões, lacunas ao nível da pintura e do suporte, e problemas de destacamento da camada pictórica que, de uma forma geral, apresentava uma ligeira alteração cromática devido à oxidação (amarelecimento) dos vernizes e à sujidade acumulada ao longo do tempo. Os trabalhos realizados consistiram na desmontagem da estrutura original, removendo todos os elementos metálicos em contacto com a tela (oxidados), e na estabilização e proteção, não só da pintura em destacamento, como das zonas dos rasgões.

Após um período de armazenamento durante as obras de construção civil, a tela foi recolocada no palco do teatro. Aí foram iniciados os trabalhos de planificação para resolver os problemas dos “vícios” e ondulações. Foi ainda realizada a fixação da camada pictórica nas zonas em destacamento, a união dos rasgões, a aplicação de enxertos e bandas de tela nova, bem como a limpeza química e mecânica da camada pictórica, para remoção de sujidade e dos vernizes oxidados.

Relativamente à camada pictórica, foram aplicadas massas de preenchimento (camada de preparação que depois de seca e nivelada recebe a pintura) e realizada a respetiva reintegração cromática a aguarela, finalizando-se os trabalhos com a aplicação de uma ligeira camada de verniz de proteção final.

A tela recebeu ainda um novo sistema de suspensão semelhante ao que já existia, embora reforçado nas margens superior e inferior.

Baixo-relevo

O painel encontrava-se coberto de sujidade e de um verniz envelhecido em destacamento, aplicado anteriormente. Regra geral, a superfície pictórica apresentava‐se em bom estado de conservação, à exceção das áreas inferiores do painel, nas quais existiam várias lacunas, particularmente na lateral direita. Essa zona apresentava alguns problemas de pulverulência/ sulfatação do suporte em gesso.

No decorrer dos trabalhos foi possível observar que o painel já havia sido intervencionado anteriormente, no suporte e na camada pictórica. Tanto o friso inferior como a lateral direita do painel, entre outras pequenas áreas, possuíam várias lacunas, que foram anteriormente preenchidas com gesso de menor qualidade do que o do original. No processo de remoção deste material do friso, verificou-se que o gesso original tinha sido picado com o objetivo de criar pontos de ancoragem e de aderência para o novo gesso. Além das marcas que decorrem da picagem, descobriram-se marcas que aparentam ser de uma pequena inscrição, cujo significado não foi, até agora, possível decifrar. Tratando-se de marcas que não decorrem da picagem, foi tomada a opção de deixar aquela área a descoberto, como registo e testemunho histórico, embora tonalizada/escurecida, com realce das marcas da inscrição, para facilitar, por um lado, a integração visual da lacuna no painel, e por outro, a leitura da inscrição.

Após a limpeza, o painel foi alvo de estabilização e consolidação do suporte. Foram ainda reconstruídos os volumes que apresentavam lacunas, nomeadamente, o friso inferior, do lado direito do painel, bem como a mão da segunda figura a contar da direita (a que segura numa
taça) e as vestes da figura mais à direita. Uma vez estabilizado o suporte e preenchidas as lacunas, foi removido o verniz amarelecido e realizada a reintegração cromática. A remoção das camadas de verniz amarelecido permitiu a visualização de pormenores que antes não eram visíveis: pormenores de jogo de luz e sombra numa superfície de excelente qualidade, com acabamento, provavelmente, com cera.

A intervenção efetuada permitiu a estabilização e o reforço estrutural do painel, bem como a devolução da sua leitura formal e pictórica.