Passar para o Conteúdo Principal

6ª Edição do FESTIVAL JAZZ DA MARINHA GRANDE | TRIO RUI CAETANO “OUTPUT”

2020/11/20
Local:
Casa da Cultura Teatro Stephens

Casa da Cultura Teatro Stephens

20 . novembro . 21h30
6ª Edição do FESTIVAL JAZZ DA MARINHA GRANDE | TRIO RUI CAETANO “OUTPUT”
Sinopse |
Com o primeiro registo gravado em 2008, "Reflexos", o trio evoluiu para um novo registo em 2010, "Invisível", dois discos de música original do pianista, que apresentou em diversos contextos nacionais.
Após um longo período de espera, surge agora o terceiro disco do trio, "Output", com Carlos Barretto no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria, onde mais uma vez se visita o universo de composições originais que se traduzem num conjunto de abordagens e estilos variados, expressando e despertando diferentes emoções.
Rui Caetano
Com a formação iniciada na música clássica, centrada no Jazz e passando pelo Pop, foram vários os projetos com os quais colaborou. Vai para Nova Iorque onde, em 2001, obtém a Licenciatura em Jazz e Música Contemporânea pela New School University.
Um dos dinamizadores do ensino do Jazz em Portugal, participou nos mais variados projetos de Jazz nos últimos 15 anos.
Lidera as suas próprias formações dedicadas à interpretação de composições originais, com três cds editados e participou em variados projetos com alguns dos mais prestigiados músicos do panorama jazzístico em Portugal, atuando regularmente nos mais variados palcos nacionais.
Alexandre Frazão
Alexandre Frazão é natural de Niteroi, no Rio de Janeiro mas veio para Portugal com 19 anos, onde se radicou desde 1987. Ainda no Brasil estudou no Conservatório em 1984. Estudou ainda com Alan Dawson, Kenny Washington e Max Latães.
Em Portugal dedicou-se principalmente ao jazz e à música improvisada, tendo colaborado ao longo dos anos com prestigiados músicos de Jazz em Portugal, entre outros com Maria João e Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Perico Sambeat e Mark Turner.
Pela sua versatilidade, é frequentemente solicitado para gravar com músicos de outros idiomas musicais, tendo trabalhado, por exemplo, com os Resistência, Pedro Abrunhosa e Rui Veloso.
Com os vários grupos que integrou ou integra, tem feito vários concertos em Portugal e no estrangeiro, tendo participado em inúmeros festivais.
Na atualidade Alexandre Frazão participa regularmente no grupo Tim Tim por Tim Tum - grupo de 4 baterias - no grupo Led On - tributo aos Led Zeppelin - com os Dead Combo, TGB e com o Rui Caetano Trio, mantendo no entanto uma atividade regular com outros artistas de Jazz e de outras áreas musicais.
Carlos Barretto
Quando se fala de Jazz em Portugal, o nome de Carlos Barretto é uma referência de mérito incontornável. A crescente internacionalização da sua atividade artística tem levado a sua música a muitos destinos, tanto na Europa como no resto do mundo, sempre com rasgados elogios por parte da crítica especializada.
Após concluir o curso do Conservatório Nacional de Música de Lisboa, Carlos Barretto residiu em Viena de Áustria (1980-1982) a fim de se especializar na música erudita, estudando com Ludwig Streischer, um dos grandes mestres mundiais do contrabaixo.
Decide então dedicar a sua carreira profissional à música improvisada, residindo em Paris, cidade a partir da qual teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do Jazz, actuando nos mais prestigiados festivais por toda a Europa.
De regresso a Portugal em 1993, iniciou os seus projectos como líder e compositor, tendo gravado 9 cds em nome próprio e colaborado em mais de 20 obras de músicos como Bernardo Sassetti, Carlos Martins, Bob Sands, Georges Cables, Mário Delgado e mais recentemente, Rui Caetano.
Actualmente integra vários projetos, entre eles: Carlos Barretto Lokomotiv; LST -Lisboa String trio; Guitolão - com António Eustáquio; Carlos Martins quarteto; Carlos Barretto - Solo pictórico e Rui Caetano Trio;
Trabalhou com inúmeros artistas da cena internacional, destacando-se entre eles Lee Konitz, Gary Bartz, Steve Lacy, Brad Mehldau, Art Farmer, Perico Sambeat, Mário Laginha, Joe Chambers e Gary Burton.

Ficha Artística |
Piano: Rui Caetano
Bateria: Alexandre Frazão
Contrabaixo: Carlos Barretto
Classificação Etária: M6
Duração: 60 minutos
Preço: 5€

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Horário:

21h30